Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Contabs Assessoria Empresarial, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Para mais informações, você pode visitar nossa Política de Privacidade.
HÁ MAIS DE 31 ANOS NO MERCADO




Conheça três modalidades de estratégias comerciais

Conheça três modalidades de estratégias comerciais

Defina a que mais se ajusta ao perfil da sua empresa.

Todo negócio que possui como objetivo o lucro deve ter a sua estratégia definida para atingir as metas planejadas. Quem busca essa definição devem conhecer quais são os tipos possíveis de estratégia, principalmente para a micro e pequena empresa. Embora sejam muitos os tipos de estratégias comerciais, cuja adoção determina o comportamento de toda empresa, Michel Porter condensou em três tipos básicos de estratégias: liderança em custos, diferenciação e foco.

· Liderança em custos

A empresa que adota esta estratégia trabalha para conseguir os menores custos de materiais e de mão-de-obra, praticando preços reduzidos, além de obter uma grande participação de mercado, que resulte no lucro pelo alto volume de vendas. No caso da adoção desse modelo, o risco é o surgimento de empresas com custos ainda menores. Outra dificuldade dessa estratégia, principalmente para o pequeno negócio, é de que mesmo ofertando preços reduzidos pode-se não conseguir o volume esperado nas vendas. São muitas as empresas de varejo, geralmente com alto poder de publicidade, que adotam tal estratégia, “brigando” na mídia pelo menor preço. Em resumo: deve-se tomar muito cuidado ao se pensar na sua adoção, pois, sendo usada por impulso, pode comprometer a própria sobrevivência do negócio.

· Estratégia da diferenciação

Neste modelo, a empresa concentra-se em oferecer benefícios importantes aos seus clientes, valorizados por grande parte do mercado e diferentes dos demais concorrentes. Esses benefícios podem ser: atendimento diferenciado, pós-venda especial, assistência técnica, rapidez nas entregas, entre outras ações inovadoras. Um exemplo interessante é o da Kopenhagem que, com uma embalagem sofisticada, transformou o chocolate em uma opção de presente. As empresas que adotam essa estratégia devem cultivar sempre a busca pela inovação, pela diferenciação, sabedoras de que podem rapidamente ser copiadas pelos concorrentes, tornando-se iguais novamente.

· Estratégia do foco

Neste caso, a empresa concentra o seu negócio em um segmento estreito do mercado por conhecer profundamente suas necessidades, criando identificação e fortalecimento com os clientes, resultando em fidelidade, ou seja, vendas constantes. É o caso das lojas de vestuário “tamanho grande”, dos produtos religiosos ou dos produtos direcionados a uma faixa etária específica.

Portanto, seja qual for o seu negócio, é importante pensar na adoção de uma estratégia que represente o que a empresa faz de melhor para obter os lucros sempre tão almejados.