Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Contabs Assessoria Empresarial, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Para mais informações, você pode visitar nossa Política de Privacidade.
HÁ MAIS DE 34 ANOS NO MERCADO




Banco Central autoriza empresa alvo de ataque hacker a restabelecer operações do Pix


Os serviços da C&M Software foram parcialmente restabelecidos nesta quinta-feira (3), após autorização do Banco Central. A empresa teve as operações suspensas após sofrer um ataque hacker que comprometeu a infraestrutura e afetou ao menos seis instituições financeiras.

A retomada está limitada ao horário das 6h30 às 18h30, em dias úteis, e depende de autorização dos bancos parceiros e reforço nos mecanismos de segurança e monitoramento.

Segundo o BC, a decisão de substituir a suspensão cautelar por uma suspensão parcial ocorreu após a empresa adotar medidas para mitigar riscos e prevenir novos incidentes.

“As operações da C&M poderão ser restabelecidas, desde que haja anuência expressa da instituição participante do Pix e o robustecimento do monitoramento de fraudes e limites transacionais”, informou o órgão em nota.

"A C&M atua como intermediária tecnológica entre instituições financeiras e o Sistema de Pagamentos Brasileiro, especialmente no ambiente de liquidação do Pix. Entre os bancos impactados pelo ataque cibernético estão BMP, Bradesco, Credsystem e Banco Paulista."

Ataque hacker

A Polícia Federal investiga um ataque hacker à empresa C&M Software. A invasão ocorreu nesta terça-feira (1º) e comprometeu a infraestrutura da companhia, afetando o funcionamento de serviços como o Pix em ao menos seis instituições financeiras.

As instituições relataram impacto nas contas reserva — mantidas no Banco Central para liquidação de operações interbancárias — e interrupções momentâneas em serviços de pagamento.

Em nota enviada ao R7, a BMP informou que o ataque envolveu apenas recursos depositados em sua conta reserva, e não houve impacto para clientes. A empresa afirma ter adotado todas as medidas operacionais e legais cabíveis e que possui colaterais suficientes para cobrir integralmente o valor afetado.

A instituição reforçou que a C&M foi desconectada do ambiente do Banco Central, e autoridades competentes já conduzem uma investigação sobre o caso.

“A BMP segue operando normalmente, com total segurança, e reforça seu compromisso com a integridade do sistema financeiro, a proteção dos seus clientes e a transparência nas suas comunicações”, diz a nota.

A Polícia Federal informou que “não se manifesta sobre eventuais investigações em andamento”.

Fonte: noticias.r7