Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Contabs Assessoria Empresarial, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Para mais informações, você pode visitar nossa Política de Privacidade.
HÁ MAIS DE 30 ANOS NO MERCADO




Quais são as datas limite para o pagamento do 13º?


O 13º salário, também chamado de abono natalino, é destinado ao trabalhador que atua sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que é repassado sempre no final do ano.

 

Vigorado em 1962, o benefício é um pagamento extra equivalente ao período de um mês de serviço prestado.

Como o abono é proporcional ao período trabalhado no ano, o trabalhador só passa a ter direito ao abono natalino, depois de 15 dias de serviços prestados.

O cálculo também é proporcional, e é considerado até o mês de dezembro.

 

A lei destaca que os recursos devem ser pagos obrigatoriamente, mesmo que o trabalhador seja demitido sem justa causa ou que foi afastado por razões de algum acidente ou motivo de licença maternidade.

Pagamento do 13º

A empresa deve pagar pelo menos a metade do abono entre o dia 1º de fevereiro e 30 de novembro de 2021, e a outra metade deve ser repassada até o dia 20 de dezembro.

Se o salário do trabalhador tiver aumentado depois do pagamento da primeira parcela, a empresa deverá pagar a diferença junto com os repasses da segunda parcela.

 
 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Fonte: JornalContábil | 19/11/2021